O que é Acupuntura Auricular?

  1. Quando surgiu a Acupuntura auricular?

Existem relatos de tratamentos realizados no pavilhão auricular a cerca de 2000 anos, porém somente neste século, em 1950, a Acupuntura auricular foi institucionalizada na China sendo aplicada em diversos hospitais neste país. E a partir de 1960, a técnica passou a ser utilizada em diversos países no oriente e ocidente.

  1. Em relação à acupuntura convencional, a Acupuntura auricular é nova?

A Acupuntura auricular é mais nova que a Acupuntura sistêmica, principalmente no ocidente. Por esta razão a técnica é muito menos conhecida.

  1. Quais as diferenças entre as duas técnicas?

A diferença básica é que a Acupuntura auricular é uma terapia de microssistema, ou seja, todo o organismo é representado no pavilhão auricular. Esta é uma terapia oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS): Através de diversas pesquisas científicas já foi comprovado que todo o organismo (órgãos internos, tecidos, glândulas e articulações) está representado no pavilhão auricular.

A Acupuntura auricular possui diversas escolas, a escola que trabalhamos possui uma característica própria que é a não utilização de agulhas, somente de sementes duplas.

  1. Que tipo de semente pode ser utilizado?

Em geral se utiliza semente de mostarda, porém a propriedade terapêutica da mostarda não é o mais importante e sim a pressão realizada no local certo: a ação é mecânica e o tratamento só apresenta resultados com a pressão.

  1. Quantas sessões podem ser indicadas por semana?

O tratamento é realizado uma vez por semana, e no mínimo 10 consultas para se obter um bom resultado.

  1. Geralmente o paciente começa a sentir o resultado em quantas sessões?

Depende diretamente do motivo da consulta. Caso seja uma dor aguda, a melhora é na primeira semana. Para obesidade, no primeiro mês o paciente começa a perder peso. A melhora não é a longo prazo e nas primeiras semanas o paciente sente o resultado. O prazo é de 10 consultas para o início de um bom resultado. Caso este não ocorra, esta técnica não será a indicada.

  1. Para perda de peso é bom o resultado?

O resultado é muito bom, principalmente associado com exercício físico.

  1. Qual a principal enfermidade mais procurada?

A maior procura é dos pacientes que possuem as seguintes enfermidades: cefaléia, depressão e dor na coluna.

  1. O procedimento para saber quais pontos utilizar é o mesmo que na Medicina ocidental? A entrevista é focada na rotina do paciente?

O diagnóstico é diferente do diagnóstico para a Medicina ocidental. É necessário uma anamnese muito detalhada, abordando todo o estilo de vida do paciente: sede, suor, fome, humor, alimentação, micção e função ginecológica.

  1. Em casos reais já foram comprovado perda de quantos quilos?

Perda de 15 kg.

  1. Como acontece a melhora do paciente?

A melhora do paciente ocorre através do seguinte mecanismo: Para a Medicina Tradicional Chinesa não existe doença idiopática, ou seja sem causa, como para a Medicina ocidental. Todas as doenças possuem causa e esta produz outros sintomas no humor, no sono… Na maior parte das vezes o paciente não sabe que existe uma só raiz para tudo que ele sente. O mecanismo de ação é através de estímulos aos Canais Energéticos da Acupuntura e do estímulo ao sistema nervoso, tonificando a circulação dos Canais Energéticos e do sangue e fortalecendo os órgãos e vísceras.

  1. Como acontece a melhora da ansiedade?

A Acupuntura auricular acalma através de estímulo que inibe o sistema nervoso e estimulando toda a circulação, propiciando uma agradável sensação de bem estar.

  1. A semente permanece todo o tempo?

As sementes devem permanecer durante 6 dias, no 6º dia o próprio paciente as retira. Todos os dias a pressão deve ser realizada e o resultado virá dia após dia.

  1. Existe alguma contra indicação?

A contra indicação é para mulheres grávidas até o 3º mês da gestação, e pacientes com neoplasias em fase de metástase (câncer).

6 comentários em “O que é Acupuntura Auricular?

  1. Gostaria de saber preços, formas de pagamentos . É horários que serão realizados o curso . Preciso destas informações para me organizar. Desde já agradeço.
    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário