Cansaço, o tempo todo?

Caro leitor, observo na prática clínica uma certa satisfação do paciente quando relata este estado. Estou exausto! Vivo cansado, muito trabalho! Esta crise, estresse total! São frases muito comuns na mundo atual.

O cansaço é uma sensação natural quando passamos de nossos limites, o corpo reage sabiamente pedindo descanso. Mas, existem momentos que esta sensação é patológica; quando descansamos e continuamos cansados. Quando acordamos cansados. Quando permanentemente estamos sem disposição. Se você se encaixa nestes quadros, não está cansado, está em desarmonia!

Por que ocorre este fenômeno?  Esta quase “epidemia” de seres cansados. Não é necessariamente excesso de trabalho, pois existem pessoas que trabalham muito e não se sentem assim. É má distribuição do tempo. É excesso de trabalho mental. Essas pessoas saem do trabalho e continuam compusivamente pensando nos problemas. Ou, estão desempregadas e exaustas.

Nosso corpo, de forma perfeita, compreende os horários do dia , pois estamos conectados com a natureza para sobrevivermos harmonicamente. Os órgãos tem horário (de 2 em 2 horas a circulação muda nos órgãos internos), a circulação nos músculos tem horário (esta é intensificada durante o dia para trabalharmos e nos movimentarmos). Quando clareia o sangue vai do interior em direção aos músculos e quando escurece vai em direção aos órgãos internos para nutri-los durante a noite.

Pela manhã , a circulação é mais intensa nos órgãos da digestão, pois é o horário mais importante para nos alimentarmos. Este é o momento mais importante para formarmos uma boa imunidade (defesa).

Quer sentir menos cansaço: coma em horários certos, durma bem, acorde cedo, se emocione, se exercite e use bem a sua capacidade mental , pois ela é um grande dom. Você é um ser único em todo universo. Está criando? Está fasendo uma diferença com suas idéias? Senti-se bem? Útil? Respeita o outro?  Pense nas respostas. Se está exausto, mude! A culpa não é da crise , nem do trabalho, nem de seus familliares .

Se é um adulto, a responsabilidade é sua. Acabe com o cansaço, ou respeito-o se for digno, mas se recupere e retorne a sua disposição. Os estados de cansaço devem existir por curto espaço de tempo, pois quando são mantidos ocasionam doenças crônicas.

Dra. Raquel Terra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s